.

Psicopedagogia

 

Psicopedagogia Atual

A psicopedagogia atual busca o entendimento dos fenômenos que envolvem o ser humano e procura compreender as inter e intra-relações dinâmicas e alternantes que ocorrem no processo ensino-desenvolvimento-aprendizagem humana. Ela se direciona para uma visão holística do homem.

Considerando a íntima relação entre a psicologia e a pedagogia, entende-se a importância da contribuição recíproca entres estas duas áreas para o desenvolvimento de concepções e metodologias que venham a beneficiar a aprendizagem e privilegiar o desenvolvimento e aprimoramento de práticas que construam para uma visão do educando como ser total, concreto, ativo, atuante, influente, crítico e autônomo.

È importante considerar que na busca pela interpretação do homem integral, a psicopedagogia tem procurado ampliar seus conhecimentos, tomando cada vez mais uma forma abrangente e dialética.

Acreditar na forte influência que o meio pode exercer sobre o ser humano e na crença no potencial da interação social é fundamental para a construção da aprendizagem dentro ou fora dos centros educacionais. Para tanto, a concepção de homem, desenvolvimento e aprendizagem, influenciam diretamente a construção do ser pensante, inclusive em sua formação pessoal e integridade física.

A psicopedagogia acredita na educação, em qualquer época da vida, seja ela fundamental ou profissional, sempre transmitindo valores e ética, respeitando as diferenças humanas em sua amplitude complexa e dinâmica.

É função do psicopedagogo clínico e institucional levar às famílias, às escolas e às empresas, este olhar abrangente, tentando contagiá-las e animá-las para uma visão atual e completa do ser humano, seu desenvolvimento e aprendizagem, assim como, do mundo atual, suas novas características e necessidades mundiais.

Este é o caminho procurado pela psicopedagogia, na tentativa de entender a pessoa sem separar, nem desconectar os vários aspectos que ela possui, garantindo a coerência, a unidade e as aparentes contradições.

É nesta complexidade histórico-social, multidisciplinar e holística que pretendemos trabalhar, privilegiando a metodologia desenvolvida por Dr. Reuven Feuerstein, intitulada PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental, a psicomotricidade e o biofeedback que vem facilitando a descoberta, pelos clientes, de estados emocionais mais favoráveis ao aprendizado, assim como, ao relacionamento interpessoal.

 

 

 

 

Envie esta página para seu Twitter

Siga-nos no Twitter

Nosso Trabalho no Centro de Desenvolvimento da
Inteligência e Biofeedback - CDIB
Twitter Updates
 

HOME | quem somos | PEI | cursos | psicopedagogia | Reuven Feuerstein | quem precisa | acreditar e fazer | FAQ-PEI | links-PEI | contratoPEI
sobre biofeedback
| benefícios do biofeedback | fisioterapia | FAQ-biofeedback | links para biofeedback |
índice geral | reportagens | fale conosco

Localização da Clinica (Google Map)

© desde 2002, Maria Tereza Carneiro Pita