Reportagens

Como resultado da seriedade e eficácia de nosso trabalho,
a Clínica de Biofeedback e Psicopedagogia tem sido objeto de várias reportagens,
tanto no Brasil quanto no Jornal do ICELP, Israel, com divulgação em vários paises do mundo

 


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ICELP NEWS
Newsletter of International Center for the
Enhancement of Learning Potential

No. 6 Aupumm 2006

News from de World

News Briefs – The World
South America – página 4

CBP – Clínica de Biofeedback e Psicopedagogia This ATC in Brasília, combines educational and physical-education approaches in local kindergartens, and runs programs in schools, industry, and other locations. Their holistic biofeedback program also deals with anxiety and pressure.

"Este ATC em Brasília, combina abordagens educacionais e físico-educação em Jardins de Infância locais, e dirige programas em escolas, indústrias, e em outros lugares. Seu programa holístico de Biofeedback trata também da ansiedade e da pressão."

 

 


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Jornal da Comunidade
Brasília, 7 a 13 de outubro de 2006
Ano XV – No. 932
Caderno VIP – capa

Reportagem: Tempo de brincar

Brincar e aprender não são ações antagônicas. Estudos mostram que tais ações podem estar interligadas, se estiverem sob boa orientação e com objetivos definidos. Portanto, ao invés de reservar à criança um tempo para brincar e outro para aprender, que tal aprender brincando?

Para ter uma idéia da importância da brincadeira no desenvolvimento psicossocial, especialistas são unânimes em afirmar que, no simples ato de brincar, a crianças expressa suas emoções, aprende a relacionar-se com os outros e melhorar sua coordenação motora.
...

PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO INSTRUMENTAL

Uma das formas mais interessantes de se desenvolver a inteligência de forma lúdica e prazerosa foi desenvolvida pelo psicólogo Reuven Feuerstein. O método denomina-se Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), que pode ser aplicado em qualquer pessoa, criança ou adulto. São utilizados diversos tipos de instrumentos, como ilustrações, figuras geométricas e exercícios para ligar pontos, sempre com a intervenção de um mediador. “O PEI se propõe a fazer com que a pessoa conheça suas habilidade mentais, quais os potenciais desenvolvidos e quais precisam se desenvolver”, esclarece a psicopedagoga Maria Tereza Carneiro, de Clínica de Biofeedback e psicopedagogia. “O individuo passa a dominar estratégias de pensamento e de aprendizagem, além de aprender a superar desafios. É um método de autoconhecimento”.

 


 

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Folha de São Paulo
Caderno Equilíbrio-tecnologia - Folha Imagem

GAMETERAPIA
20 de abril de 2006

Reportagem: Amarilis Lage

Tecnologia - cada vez mais especialistas oferecem tratamentos com equipamentos que lembram videogames para tratar doenças que vão do AVC à insônia

Com o tempo a tendência é que a pessoa aprenda a controlar o corpo para dar a resposta fisiológica certa - mesmo sem ter a mínima idéia de como consegue fazer isso.

"O limite está na lesão. Se esse canal que liga o cérebro à região afetada estiver inutilizado, não há como recuperar por meio do 'feedback'. Mas há casos de pessoas que tiveram AVC [termo técnico para designar um derrame cerebral] e conseguiram recuperar funções que haviam sido afetadas", afirma a psicopedagoga Tereza Pita, que aplica o método em sua clínica, em Brasília

Apesar de os jogos eletrônicos terem um maior apelo junto a crianças e adolescentes, a proposta não é restrita a essas faixas etárias. O engenheiro aposentado Carlos Pavel, 79, conseguiu trocar a cadeira de rodas por uma bengala após realizar sessões de "biofeedback" em uma clínica especializada, em Brasília... Diz o Sr. Pavel: "eu mal conseguia segurar um dicionário"... após três meses de tratamento, ele começou a sentir os primeiros resultados. Hoje, dois anos depois, Pavel consegue caminhar só com o auxílio de uma bengala. "Subo até escadas", vangloria-se... faz duas sessões por semana, de 50 minutos cada uma.

A duração do tratamento depende de cada caso, afirma a fisioterapeuta Karla Passos, 35, que atende Pavel. "ø paciente participa ativamente do processo, por isso o resultado depende da capacidade de concentração dele. É diferente de um tratamento feito com remédios", diz Passos.

 

Jornal da Comunidade

Brasília, 13 a 19 de janeiro de 2007

Caderno VIP

Turbine a sua inteligência

Foi-se o tempo em que ter um QI alto era fundamental para conquistar um lugar privilegiado no mercado de trabalho. Segundo especialistas, é possível tornar o cérebro mais ágil e eficiente com treinamento específico.

Programa de Enriquecimento Instrumental - Desenvolvido por Reuven Feuerstein, diretor do Centro Internacional para a Melhora do Potencial de Aprendizagem, o PEI, é atualmente considerado um dos programas mais inovadores e promissores no contexto da educação, utilizado para modificar e melhorar a estrutura cognitiva do individuo e transforma-lo em um pensador autônomo e independente. æÉ preciso aprender a aprender", diz a psicopedagoga Maria Tereza Carneiro, da clínica de Biofeedback e Psicopedagogia. Ela acrescenta que o PEI ajuda a melhorar a inteligência na medida em que a pessoa conhece suas habilidades ou, ainda, ajuda a descobrir os caminhos para aprender coisas novas. Maria Tereza, que também é mãe dos estudantes Henrique e Thiago Carneiro, 12 e 9 anos, respectivamente, sempre que pode faz exercícios com os filhos para estimular o raciocínio deles. "O preferido dos meninos é a prancha de padrões, pois trabalha com uma grande quantidade de informações de forma organizada e ordenada, estimulando o auto-conhecimento até desenvolver a estratégia de pensamento mais adequada para solucionar o problema". Um dos principais objetivos do PEI é aprimorar a capacidade de pensar, analisar, sintetizar e raciocinar para chegar conclusões de forma rápida e objetiva. "É possível melhorar a capacidade de aprendizagem em qualquer caso, sem importar a idade, a causa do problema ou a dificuldade da pessoa", afirma Feuerstein.

 

 
 

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