.

Reuven Feuerstein, diretor do Hadassah Wizo - Canadá Institute (atual ICELP - centro internacional para a melhora do potencial de aprendizagem), grande inovador no campo da educação especial, tem dedicado boa parte de sua vida à avaliação e melhora da inteligência de pessoas que apresentam baixo rendimento e privação cultural.

Reuven Feuerstein nasceu em 1921, em Botosan, uma pequena cidade da Romênia no seio de uma família judia. É o 5º de 8 irmãos (2 mulheres e. 5 homens). Levi, seu avô paterno era um homem polifacético: destacava-se como encadernador, pintor e músico. O avô materno era escriba de pergaminhos da Torá.

Seu pai era um erudito em estudos judaicos, chefe do culto e rabino. Neste rico contexto, Reuven confessa que aos três anos aprendeu a ler nos textos sagrados e passa a presidir as celebrações entre seus irmãos. Ao aprender a escrever em hebraico passou a ajudar a oficiar cerimônias religiosas.

Estudou e trabalhou em uma escola em Bucarest até 1944 quando emigrou para Israel. Lá começou a trabalhar com crianças órfãs chegadas da Europa inclusive de campos de concentração. Seu trabalho baseado na mediação foi fundamental para tirar estas pessoas da situação em que se encontravam e fazer com que elas pudessem acreditar no mundo e na vida.

Em 1949 pega uma tuberculose e é enviado para tratar-se na Suiça. Durante o internamento de sete meses aproveita para aprender francês, inglês e alemão.

Em 1950 retoma seus estudos e trabalha em Zurich com Jung e na Basiléia com Jasper. Em Genebra estuda sob a direção de Piaget, Inhelder e Usteri .

Em 1952 recebe o diploma de Psicologia geral e clínica e em 1954 obtém a licenciatura em Psicologia. O encontro com Piaget faz com que Feuerstein escolha sua escola, porém vem a discordar do mestre, pois para Piaget, os fatores determinantes do desenvolvimento são os cognitivos. Feuerstein diz: "...acrescentei que é impossível separar o fator cognitivo do fator emocional, afetivo. Piaget não pensa na interação do indivíduo com o mundo circundante. Piaget não entendeu minhas teorias. De fato, a intenção, a subjetividade do mediador não foi reconhecida..."

Em 1970 obtém seu doutorado na Universidade de Sorbonne. Desde 1970 é professor de psicologia na Universidade de Bar Ilan. Desde 1978 é professor adjunto da Universidade de Vanderbilt, no Colégio de Educação Peabody, EUA.

Fundou com os professores David Krasilowsky, Yacob Rand e Simon Tuchman o Instituto de Pesquisa:
Hadassa Wizo - Canadá - Jerusalém, hoje ICELP (Centro Internacional para o Desenvolvimento do Potencial de Aprendizagem), onde atende crianças com problemas de desenvolvimento e pesquisa a aplicação de seus métodos e programas.

Em 1980 publica o PEI - Programa de Enriquecimento Instrumental e o LPAD - Avaliação Dinâmica da Propensão para o Aprendizado, seu modelo de psicodiagnóstico.

Em 1988 lança mais uma obra, "Não me aceite como eu sou..." sintese de suas pesquisas educativas sobre o autismo e a Síndrome de Down.

Nos últimos anos Reuven Feuerstein tem espalhado suas idéias pelas Universidades do mundo todo e recebido o devido reconhecimento por seu trabalho.

 


Maria Tereza Carneiro Pita & Reuven Feuerstein
em um de seus seminários

 

 

 

 

 

Envie esta página para seu Twitter

Siga-nos no Twitter

Nosso Trabalho no Centro de Desenvolvimento da
Inteligência e Biofeedback - CDIB
Twitter Updates
 

 

HOME | quem somos | PEI | cursos | psicopedagogia | Reuven Feuerstein | quem precisa | acreditar e fazer | FAQ-PEI | links-PEI | contratoPEI
sobre biofeedback
| benefícios do biofeedback | fisioterapia | FAQ-biofeedback | links para biofeedback |
índice geral | reportagens | fale conosco

Localização da Clinica (Google Map)

Clínica de Biofeedback e Psicopedagogia
SRTVN Qd. 701 Conj. "C" Ed. Centro Empresarial Norte - Torre "B" sala 535 - Brasília - DF

Telefones: (61) 3327 2372 & (61) 84039567

© desde 2002, Maria Tereza Carneiro Pita